Volta da Cabocla movimenta festejos do 2 de Julho neste sábado (5)

0
93

Um dos momentos mais esperados da Independência do Brasil na Bahia acontece neste sábado (5), a partir das 18h, no centro de Salvador. É a Volta da Cabocla, cortejo que marca o retorno das imagens do Caboclo e da Cabocla do Campo Grande para a Lapinha.

As carruagens com os símbolos da luta do povo baiano pela independência ficam expostas por três dias na Praça 2 de Julho. Agora, voltam em um cortejo animado, com música, dança e emoção — no caminho inverso ao desfile do 2 de Julho.

O diretor de Artes e Fomento Cultural da Fundação Gregório de Mattos (FGM), George Vladimir, destaca que a volta tem um tom mais popular e festivo. “Se a ida é mais cívica, a volta é a grande alegria do povo. Um verdadeiro carnaval fora de época”, diz.

A tradição também homenageia o maestro Reginaldo de Xangô, que iniciou há mais de 30 anos a ideia de levar a Cabocla com uma orquestra dançante. Hoje, a filha dele, Rita Barbosa, mantém o legado à frente da Orquestra Maestro Reginaldo de Xangô.

“É um momento de ancestralidade, de religiosidade. Me sinto forte ao lado dos meus Caboclos. Esse ano teremos duas bandas e 60 músicos. Cada trecho do caminho tem um significado”, contou emocionada.

Neste ano, o tema dos festejos é “Eu sou o 2 de Julho”, reforçando o sentimento de pertencimento do povo baiano. A programação oficial segue até o dia 13 de julho, com eventos em vários pontos da cidade, como Campo Grande, Pirajá e Labatut.