quarta-feira, agosto 6, 2025
- Advertisement -spot_img

Salvador: maioria das escolas retomam aulas e Prefeitura cobra fim da greve dos professores

A Prefeitura de Salvador informou nesta quinta-feira (10) que 78% das escolas municipais já retomaram as atividades, mesmo com a greve dos profissionais da educação. Das 412 unidades da rede, cerca de 321 estão funcionando, segundo a Secretaria da Educação (Smed).

O percentual vem crescendo nos últimos dias, com o retorno gradual dos trabalhadores às escolas. A gestão municipal reforça o pedido para que os profissionais que ainda seguem em greve voltem ao trabalho e garantam o funcionamento completo da rede, beneficiando estudantes e famílias.

A Prefeitura destaca que a campanha salarial de 2025 assegurou reajustes entre 9% e 18%, acima do piso nacional, que teve aumento de 6,27%. Com a nova lei aprovada pela Câmara, nenhum professor da rede municipal receberá menos que o piso nacional, atualmente R$4.867,77.

Além disso, a gestão negociou avanços importantes com a categoria, como a atualização das gratificações, restabelecimento de benefícios para professores em ilhas e unidades socioeducativas, e a possibilidade futura de converter licença-prêmio em pecúnia.

Também foram criadas novas vagas para progressão na carreira, incentivando a valorização e o desenvolvimento profissional dos docentes.

A Prefeitura informa que não haverá novas negociações enquanto a greve continuar, pois entende ter cumprido sua parte, respeitando a legislação e a responsabilidade fiscal.

O município lembra que decisões judiciais, inclusive do Supremo Tribunal Federal (STF), declararam a greve ilegal desde 7 de maio, determinando o fim do movimento.

Por fim, a Prefeitura faz um apelo para que os profissionais retornem às escolas, garantindo o direito fundamental dos alunos à educação.

FIQUE CONECTADO

1,362FansLike
23,756FollowersFollow
26FollowersFollow
78SubscribersSubscribe
MATÉRIAS RELACIONADAS

You cannot copy content of this page