A Embasa vai interromper o abastecimento de água em Salvador e outras 12 cidades da Bahia, na próxima terça-feira (5), a partir das 3h da manhã. O motivo é a realização de uma grande obra de manutenção no sistema que abastece a capital e parte da Região Metropolitana.
Segundo a Embasa, os serviços vão acontecer na captação de água da barragem de Pedra do Cavalo, em estações de tratamento, reservatórios e pontos da rede distribuidora. A previsão é que os trabalhos terminem na noite do mesmo dia. O fornecimento será retomado de forma gradual.
Cerca de 500 profissionais estarão envolvidos na operação, que busca melhorar a segurança hídrica e evitar interrupções futuras. A Embasa alerta que o retorno completo da água pode levar até 48 horas em alguns imóveis, especialmente os mais altos ou distantes da rede.
A empresa recomenda que os moradores reservem água com antecedência e façam uso consciente até a normalização total do sistema.
Cajazeiras e outros bairros também serão afetados
Moradores de bairros populosos de Salvador, como Cajazeiras, São Caetano, Liberdade, Boca do Rio e Itapuã devem se preparar. Toda a cidade será impactada, além de outros 12 municípios:
- Amélia Rodrigues
- Candeias
- Conceição do Jacuípe
- Coração de Maria
- Lauro de Freitas
- Madre de Deus
- Santo Amaro
- São Francisco do Conde
- Saubara
- Parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha)
- Simões Filho
- Terra Nova
A Embasa informou que, durante a paralisação, também serão feitos os seguintes serviços:
- Ligação de nova adutora para o reservatório da Gomeia, em São Caetano;
- Melhorias em equipamentos de bombeamento de Pedra do Cavalo e Joanes 2;
- Troca de válvulas e registros na estação de tratamento de Candeias;
- Revisão elétrica e limpeza de equipamentos;
- Manutenção geral nas estruturas do sistema.
Segundo Joana Rolemberg, diretora de operações da Embasa na RMS, a intervenção tem caráter preventivo. “Será um esforço concentrado para aumentar a confiabilidade do sistema e reduzir o risco de paradas emergenciais”, explicou.