Salvador bateu recorde na Operação Plantio-Chuva 2025. A Prefeitura encerrou a ação nesta segunda-feira (8), no bairro do Itaigara, com o plantio de 26 mudas de espécies como sibipiruna e jacarandá. Ao todo, foram 12.640 árvores plantadas neste ano, o maior número desde o início da iniciativa em 2021.
A Operação Plantio-Chuva é realizada pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) sempre no período de maior incidência de chuvas, quando o solo favorece o enraizamento das mudas.
Segundo a Secis, o crescimento tem sido progressivo. Em 2021, foram 7,6 mil árvores. No ano seguinte, 8,6 mil. Já em 2023 o número caiu para 4,6 mil, mas voltou a subir em 2024, com 10,1 mil, até chegar ao recorde de 12,6 mil neste ano.
O secretário Ivan Euler destacou a importância da ação.
“As árvores plantadas representam a esperança de uma cidade cada vez mais arborizada. Elas crescerão em breve e a população poderá apreciar uma Salvador mais verde”, disse.
Apesar do avanço, Euler lembrou que ainda há um desafio: o vandalismo contra mudas recém-plantadas. “Esse é o principal problema em Salvador e precisamos da conscientização da população para preservar esse patrimônio ambiental”, completou.
O diretor do Sistema de Áreas de Valor Ambiental e Cultural (Savam), João Resch, também avaliou os resultados como históricos. “Desde 2021, este foi o ano de maior número de árvores plantadas. Conseguimos superar todas as expectativas”, afirmou.
Moradores também aprovaram a ação. A assistente social Alessandra Gomes, de 38 anos, contou que a arborização melhora a rotina de quem vive e trabalha na região. “Além de embelezar, traz benefícios para o clima”, disse.
A estudante Vanessa Pitangueiras, de 17 anos, destacou o impacto para a mobilidade. “É bom ver esse cuidado. A cidade fica mais agradável, com sombra para caminhar. Toda cidade precisa de mais áreas verdes”, afirmou.
A operação percorreu diferentes pontos da capital, como a Lapa, a Avenida Gal Costa e a 29 de Março — esta última é uma das principais vias de ligação para Cajazeiras, bairro que também recebeu mudas em


