O Largo do Terreiro de Jesus, no coração do Centro Histórico de Salvador, vai se transformar em passarela de estilo, ancestralidade e representatividade no próximo dia 1º de novembro. A 11ª edição do Afro Fashion Day, considerado o maior evento de moda negra do Brasil, faz parte da programação do Novembro Salvador Capital Afro.
O desfile é realizado pelo jornal Correio e conta com o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secult. O acesso é gratuito, e os modelos entram em cena às 19h.
Segundo Chicco Assis, diretor de Cidadania Cultural da Secult, o evento integra a programação oficial do Novembro Salvador Capital Afro, que vai de 26 de outubro a 6 de dezembro, reunindo festivais, encontros e manifestações que valorizam a cultura negra da cidade.
“O Afro Fashion Day abre espaço para marcas, estilistas, modelos e novos talentos das comunidades de Salvador”, destaca Assis.
Criado em 2015, o desfile nasceu para democratizar o acesso à moda e dar visibilidade a profissionais negros. Desde então, já reuniu mais de 100 mil participantes, 500 modelos e 2 mil profissionais. A edição 2025, com o tema “Beleza”, vai refletir sobre estética afro-brasileira, pluralidade dos corpos e poder da autoexpressão.
O programa Salvador Capital Afro é uma política pública que combina desenvolvimento econômico, valorização cultural e antirracismo, com ações como:
- AfroEstima – capacitação;
- AfroBiz – fortalecimento de negócios e afroempreendedores;
- Rolê Afro – promoção do afroturismo;
- Festival Salvador Capital Afro – conexões e visibilidade nacional e internacional.
No mesmo dia, também será aberta a Exposição Floresta de Infinitos, na Casa das Histórias de Salvador, com instalação imersiva de Ayrson Heráclito e Tiganá Santana para a 35ª Bienal de São Paulo.
Além do desfile e da exposição, haverá shows, oficinas, mostras e encontros artísticos gratuitos. A programação termina com o Festival Afrofuturismo, nos dias 5 e 6 de dezembro.


