1420 EXPRESSO DO MEDO: Passageiros relatam assaltos frequentes na principal linha de Cajazeiras

0
153

No dia 31 de maio, um suspeito de assalto acabou sendo morto após um passageiro reagir. Veja aqui.

“Já perdi dois celulares em assaltos no ônibus voltando pra casa. Estou traumatizada! Já entro no ônibus com medo”, relata Adriana Nascimento, assistente administrativa, moradora de Cajazeiras 4, que utiliza a linha 1420 Boca da Mata-Pituba, todos os dias para ir e voltar do trabalho.

Na última sexta-feira, 31 de maio, os moradores da Região de Cajazeiras que estavam dentro do ônibus da 1420, viveram momentos de terror depois que um passageiro reagiu e acabou atingindo um dos assaltantes, próximo à BR 324. De acordo com testemunhas, os meliantes subiram no coletivo ainda na Rodoviária de Salvador e anunciaram o roubo nas imediações da Estação de Metrô do Detran.

O servente de pedreiro Antônio Nunes, estava no veículo e ficou assustando com toda situação. “Rapaz isso acontece sempre! Esses caras estavam fazendo isso direto. O povo está cansado de sofrer na mão dos bandidos. Eles agem sempre quando o ônibus chega próximo da BR. Alguém precisa resolver isso! A gente sai do trabalho depois de um dia cansativo e se depara com arma na cabeça!, contou.

A linha 1420 é a principal da Região de Cajazeiras por receber uma grande demanda de passageiros. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade, por dia, mais de 17 mil pessoas utilizam os mais de 20 ônibus que operam na linha. O fluxo intenso de passageiros e o intervalo curto entre os veículos da 1420, pode ser um atrativo para os criminosos que agem principalmente, no horário da noite, como aponta o relatório da Concessionária OT TRANS, divulgado em 2021.

O documento aponta que das cinco linhas mais assaltadas em Salvador, em 2021, a 1420 chegou a ficar em primeiro lugar. Os locais onde os roubos mais ocorriam no período em que os dados foram contabilizados foram Cajazeiras 4, 8 e 5, Castelo Branco e Br 324.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia disse que quipes da PM e da PC atuam diariamente nos mais de três mil pontos de ônibus da capital, com trabalho ostensivo, preventivo e integrado entre o Batalhão Gêmeos da PM e o Grupamento Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc) da Polícia Civil, além do apoio de outras unidades, garantiram a ausência de crimes em 99,79% das viagens de ônibus em 2023, na capital baiana. A cada 100 mil trajetos, apenas 21 registraram ocorrências. As ações de abordagens em mais de três mil pontos de ônibus, nas estações de transbordo e dentro dos coletivos foram fundamentais para os índices.

O tenente-coronel Reginaldo Morais, comandante do Batalhão Gêmeos, contou que as equipes reforçaram o patrulhamento. “Reforçamos também o patrulhamento contra os grupos que atacavam os veículos que buscavam, ainda na madrugada, cobradores e motoristas. Além disso, o rastreamento dos veículos através do GPS, auxilia na ação rápida”, finalizou o oficial.

A Polícia Militar orienta o cidadão que presenciar atos ilícitos, ligue para o 190 e informe a situação, além de registrar a ocorrência nas delegacias da área onde aconteceu o crime.