ALERTA: Aparecimento e acidentes com cobras estão frequentes em Cajazeiras

0
393

Na última segunda-feira(15), uma mulher de 45 anos foi picada por jararaca em Cajazeiras 11. Veja aqui

Dentro de casa, no quintal, na porta do carro ou na calçada da rua ou atravessando a pista, está cada vez mais frequente o aparecimento de cobras em espaços assim, na Região de Cajazeiras, nos últimos meses. Moradores relatam a presença das serpentes principalmente nos bairros de Cajazeiras 11, Águas Claras, Boca da Mata e Fazenda Grande 4. Em alguns casos, as pessoas acabam sendo picadas pelas cobras, que na maioria, são venenosas, a exemplo da Jararaca e malha de sapo.

Júlia estava praticando atividade física na Avenida Dois de Julho quando se deparou com uma cobra atravessando o passeio. ” Foi um susto! Ela tinha atravessado a pista e indo em direção ao mato. Por pouco não me acidentei, imagina se eu piso sem querer?’, relata a estudante.

Na segunda-feira(15), uma senhora de 45 anos foi picada por jararaca na Rua Geraldo Brasil, em Cajazeiras 11. Segundo testemunhas, a mulher passava pela rua quando a cobra estava na calçada. Ela não viu a serpente que armou o bote e atacou a vítima. Já no dia 6 de julho, uma jiboia parou a Avenida 29 de Março, na subida da Fazenda Grande 4. Motoristas que passavam pelo local pararam os veículos para que o animal pudesse fazer a travessia de forma segura. No mês passado, a Guarda Municipal resgatou cobras em diversos bairros como Cajazeiras 11, Boca da Mata, Cajazeiras 8 e Fazenda Grande 1.

ORIENTAÇÕES
Em caso de acidente com cobras venenosas, é recomendado lavar com água corrente o local e buscar atendimento na unidade de saúde referenciada, neste caso, o Hospital Roberto Santos. É importante lembrar que não se deve cortar, furar ou amarrar o local da picada com garrotes ou torniquetes. Essas medidas podem agravar a situação, tornando um acidente leve em um difícil tratamento. Ao visualizar uma serpente em local urbano, o cidadão deve ligar para o Grupo Especial de Proteção Ambiental, da Guarda Municipal de Salvador, através do número 3202-5312, e solicitar o resgate do animal.