É DE GRAÇA: SAC emite carteira de identificação para pessoas com autismo

0
96

Em celebração ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o SAC do Shopping da Bahia está emitindo gratuitamente a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) em tempo real. A ação acontece de 23 a 26 de abril, das 9h às 18h (quarta a sexta) e das 9h às 13h (sábado), por ordem de chegada, no próprio SAC, localizado no Shopping da Bahia, em Salvador.

A iniciativa é voltada para pessoas com TEA e seus responsáveis legais, oferecendo mais agilidade, dignidade e praticidade na emissão do documento, que passa a ser entregue no mesmo momento do atendimento. A emissão da CIPTEA é um direito garantido por lei, e o documento serve como um importante instrumento de identificação, inclusão e acesso a serviços essenciais, já que o autismo nem sempre é visível.

A campanha é fruto de uma parceria entre o Shopping da Bahia, o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (IRIS), a Secretaria da Administração (Saeb), por meio do SAC, e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef).

“É um momento muito importante para a Superintendência, de reforçarmos a importância do direito das pessoas com TEA, garantindo sua dignidade em todas as suas especificidades. Ficamos felizes com a parceria e atuação conjunta pela visibilidade da causa”, destacou Marcelo Zig, superintendente da SJDH.

Como solicitar a CIPTEA durante a campanha:
Para participar, basta comparecer ao SAC do Shopping da Bahia com a documentação necessária. O atendimento será realizado por ordem de chegada e a emissão é totalmente gratuita. A foto será tirada na hora e o titular da carteira precisa estar presente.

Documentos exigidos:

Laudo médico com CID, assinatura e carimbo

Requerimento preenchido (disponível no site do SAC Bahia)

Comprovante de residência

RG e CPF ou certidão de nascimento da pessoa com TEA

RG e CPF do responsável legal (se for o caso)

Tipo sanguíneo da pessoa com TEA

Essa é uma excelente oportunidade para quem ainda não possui o documento ou precisa renová-lo, garantindo mais visibilidade e respeito aos direitos das pessoas autistas.

Para mais informações, acesse o site do SAC Bahia.