O prefeito de Salvador, Bruno Reis, participou na manhã desta quarta-feira (2) da abertura oficial do 2 de Julho, no Largo da Lapinha, e destacou o protagonismo do povo baiano na luta pela Independência do Brasil.
Acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos, ele ressaltou o valor histórico da data, que representa a resistência e a identidade da Bahia.
“Essa data representa a força e a essência do nosso modo de ser, do povo baiano, que é independente, autônomo e não aceita ser subserviente. É importante manter essa memória viva, principalmente para as próximas gerações”, afirmou o prefeito.
Bruno também lembrou que foi em solo baiano que o Brasil se libertou de forma definitiva de Portugal, após a expulsão das tropas portuguesas em 1823.
“O povo baiano deu o grito final da liberdade. É essa mesma força que nos move para enfrentar as dificuldades e alcançar nossos sonhos com autonomia e soberania”, completou.
Durante o evento, o prefeito também celebrou o bom momento vivido por Salvador:
“Temos grandes projetos sendo executados e outros ainda maiores a caminho. A cidade vive seu melhor momento”, afirmou.
A cerimônia no Largo da Lapinha contou com hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional pela banda da Marinha e colocação de flores no Monumento ao General Labatut, antes do cortejo seguir pelas ruas do Centro Histórico até o Terreiro de Jesus.