Estudantes do ensino médio da rede pública, nascidos em setembro e outubro, recebem nesta sexta-feira (4) o pagamento de R$ 200 do programa Pé-de-Meia. O valor é referente ao incentivo-matrícula, a primeira parcela do ano de 2025. O depósito é feito automaticamente pelo Ministério da Educação (MEC) na conta dos beneficiários.
Quem pode participar do Pé-de-Meia?
Para receber o benefício, o estudante precisa:
Estar matriculado no ensino médio regular da rede pública e ter entre 14 e 24 anos; ou estar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública, com idade entre 19 e 24 anos;
Ter CPF válido e regular;
Estar no Cadastro Único (CadÚnico) até 7 de fevereiro de 2025, com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
A inclusão no programa é feita automaticamente. Não é necessário se cadastrar nem abrir conta: o próprio governo abre uma conta em nome do estudante, em banco público, e o valor é depositado direto lá.
Como retirar o dinheiro?
Os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. É possível transferir para outra conta, fazer PIX, pagar boletos e até sacar nos caixas eletrônicos da Caixa ou casas lotéricas, usando o aplicativo.
Calendário do incentivo-matrícula 2025:
31 de março – Nascidos em janeiro e fevereiro
1º de abril – Nascidos em março e abril
2 de abril – Nascidos em maio e junho
3 de abril – Nascidos em julho e agosto
4 de abril – Nascidos em setembro e outubro
7 de abril – Nascidos em novembro e dezembro
O programa Pé-de-Meia é uma iniciativa do MEC para incentivar a permanência dos jovens no ensino médio, com direito a depósito mensal, bônus por conclusão e mais de R$ 9 mil ao fim dos três anos.


