A partir desta quinta-feira (15), motoristas que trafegam pela BR-324 e BR-116 não vão mais precisar pagar pedágio. A cobrança será suspensa porque o contrato com a concessionária ViaBahia foi encerrado, e agora as rodovias passam a ser administradas temporariamente pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
A mudança acontece após anos de críticas à ViaBahia pela má conservação das estradas e promessas não cumpridas de melhorias. O Governo Federal decidiu romper o contrato e firmou um acordo de R$ 681 milhões com a empresa para garantir a saída definitiva dela da gestão das vias. A primeira parcela da indenização, de R$ 231 milhões, já foi paga.
Com isso, o DNIT assume a responsabilidade pela BR-324, BR-116, BA-526 e BA-528 (Estrada do Derba), garantindo serviços essenciais como tapa-buracos, limpeza, roçagem e manutenção da sinalização. A ideia é garantir mais segurança e trafegabilidade até que uma nova empresa seja escolhida em licitação, prevista para dezembro de 2025.
Na prática, o motorista já sente o alívio no bolso com o fim do pedágio. E a expectativa do Ministério dos Transportes é que o novo modelo de gestão traga melhorias reais para as estradas que cortam a Bahia, especialmente para quem depende delas no dia a dia.