Pessoas em situação de vulnerabilidade social podem garantir documentos civis de forma gratuita até sexta-feira (16), em Salvador. O mutirão acontece na sede do Cadastro Único (CadÚnico), no bairro do Comércio, das 8h às 16h, com distribuição de senhas para o atendimento.
A ação faz parte da Semana Nacional de Registro Civil – Registre-se!, uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais de Justiça estaduais. Em Salvador, a atividade conta com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), que reforça a importância da documentação para o acesso a direitos básicos.
Durante o mutirão, é possível emitir gratuitamente a segunda via de certidões de nascimento e casamento. Equipes do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e da Defensoria Pública do Estado (DPE-BA) também estão presentes, prestando orientação sobre casos como reconhecimento de paternidade e pensão alimentícia.
O presidente da Arpen-BA, Carlos Magno, lembra que muitos beneficiados nunca tiveram os documentos ou perderam e não conseguiram mais acessar serviços públicos. “Essa ação tira essas pessoas da invisibilidade. É cidadania e dignidade na prática”, afirma.
A Bahia tem o maior número de sub-registros do Nordeste. Por isso, iniciativas como essa são fundamentais para ampliar o acesso à documentação básica, essencial para acessar benefícios sociais e serviços públicos.
📍 O atendimento é por ordem de chegada, com prioridade garantida a quem tem direito.