O espetáculo “Ao Pé do Caboclo” abre oficialmente as comemorações do 2 de Julho em Salvador, neste sábado (28) e domingo (29), às 19h, na Praça do Campo Grande. A apresentação, gratuita e ao ar livre, é dirigida pelo Balé Folclórico da Bahia e reúne mais de 150 artistas em cena, entre dançarinos e músicos.
A encenação celebra a luta do povo baiano pela Independência do Brasil e é inspirada na obra original da coreógrafa Lia Robatto, criada em 1977. O público acompanha o espetáculo ao redor do monumento do caboclo, símbolo máximo da resistência baiana.
Este é o segundo ano consecutivo da montagem, que mistura teatro, dança e rituais em um grande ato de celebração cultural. A apresentação também conta com a participação especial do ator baiano Breno da Matta, conhecido nacionalmente pelos papéis em novelas como Renascer e Vale Tudo. Pela primeira vez, o artista se apresenta na Bahia.

“É uma honra representar um dos caboclos e homenagear essa ancestralidade do nosso povo”, declarou Breno. “O 2 de Julho é uma festa feita pelo povo e para o povo”, completou.
A produção é uma realização da Fundação Gregório de Mattos, com participação de povos indígenas da etnia Xukuru-Kariri. Para este ano, a expectativa é de um público ainda maior que o de 2024, com melhorias na estrutura e nova ambientação de luz e som para envolver toda a praça.
“A entrada de Breno da Matta no elenco trouxe um brilho a mais para esse grande ritual cênico”, destacou Vavá Botelho, diretor do Balé Folclórico.