quarta-feira, agosto 6, 2025
- Advertisement -spot_img

Greve dos professores de Salvador chega ao 35º dia

A greve dos professores da rede municipal de Salvador completa 35 dias nesta segunda-feira (9). A categoria decidiu manter a paralisação em assembleia realizada no Ginásio dos Bancários, com nova agenda de mobilizações aprovada para esta semana.

O principal ponto de reivindicação segue sendo o pagamento do Piso Salarial Nacional do Magistério. Após a assembleia, os profissionais saíram em caminhada até a Praça Municipal, onde acontece a programação de São João promovida pela Prefeitura.

Durante o dia, a diretoria da APLB-Sindicato também se reuniu com representantes da Prefeitura, que propuseram suspender o corte de salários caso a greve fosse encerrada imediatamente. A proposta foi rejeitada por unanimidade.

Outro ponto que gera insatisfação é a nova Lei nº 9.865/2025, que muda o plano de carreira e a estrutura de remuneração dos professores. Sancionada no mês passado, a legislação tem sido criticada por provocar, segundo estudo do DIEESE, perda de transparência e achatamento salarial — especialmente entre aposentados e pensionistas.

A APLB reafirma que o movimento grevista continua e cobra a revogação imediata da nova lei.

Agenda de mobilizações desta semana:

  • Terça-feira (10/06) – Ato na Estação da Lapa, às 10h
  • Quarta-feira (11/06) – Visitas aos bairros para dialogar com a comunidade e responsáveis pelos alunos
  • Quinta-feira (12/06) – Forró de protesto na Praça Municipal

FIQUE CONECTADO

1,362FansLike
23,756FollowersFollow
26FollowersFollow
78SubscribersSubscribe
MATÉRIAS RELACIONADAS

You cannot copy content of this page