Uma jovem de 28 anos viveu uma surpresa e tanto na noite de quinta-feira (13), em Salvador. Sem saber que estava grávida, ela deu à luz a uma menina no Pronto Atendimento (PA) Maria Conceição Santiago Imbassahy, no Pau Miúdo. A mulher chegou ao local sentindo dores na região pélvica e, ao ser examinada, os médicos perceberam que ela já estava em trabalho de parto.
O médico Jairo Prado, que realizou o atendimento, explicou que a paciente negava estar grávida, mas apresentava contrações e aumento no volume abdominal. “Fizemos a ausculta fetal e confirmamos a gestação. Ao examiná-la, vimos que a dilatação já estava completa e o parto aconteceu ali mesmo”, contou.

Mesmo sem serem referência para partos, unidades de urgência e emergência acabam registrando nascimentos. Só neste ano, esse foi o terceiro caso na capital baiana, com partos realizados também no PA Alfredo Bureau, na Boca do Rio, e na UPA de Brotas. As unidades possuem um kit pediátrico para esses momentos inesperados, garantindo o cuidado inicial com os bebês.
Após o parto, mãe e filha foram encaminhadas pelo Samu para uma maternidade, onde seguem recebendo os cuidados necessários.


