O clima de São João vai tomar conta da Praça Municipal, no Centro Histórico de Salvador, a partir desta sexta-feira (13), com o IV Festival de Quadrilhas Juninas. O evento faz parte da programação do Arraiá da Prefs 2025 e reúne oito grupos tradicionais em apresentações gratuitas.
A Arena Arromba Chão será o palco das performances, que também acontecem no sábado (14) e na próxima quarta-feira (18). A proposta é valorizar os grupos de quadrilha de Salvador e levar ao público espetáculos que misturam dança, teatro e música com muito humor e beleza.
O festival traz três grupos mirins — Germe da Era, Forró do Luar e Flor de Chita — e cinco quadrilhas adultas: Imperatriz do Forró, Forró Mandacaru, Capelinha do Forró, Forró do ABC e Forró Asa Branca. As apresentações incluem os ritmos típicos do período junino, como xote, baião, marcha e xaxado, além do clássico “casamento na roça”.
Nesta sexta (13), sobem ao palco a quadrilha mirim Germe da Era e a tradicional Imperatriz do Forró. No sábado (14), se apresentam Flor de Chita e Forró Mandacaru. Já na quarta-feira (18), o festival encerra com Forró do Luar, Forró do ABC, Forró Asa Branca e Capelinha do Forró.
Além do aspecto cultural, o evento movimenta a economia criativa, gerando renda para costureiras, aderecistas, músicos, coreógrafos e outros profissionais envolvidos nas produções. O festival é promovido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secult e da Fundação Gregório de Mattos (FGM).
De acordo com a organização, a iniciativa também impulsiona o retorno de quadrilhas que estavam inativas e incentiva a criação de novos grupos. Para o público, é mais uma oportunidade de prestigiar uma das tradições mais ricas da cultura nordestina, no coração de Salvador.