RÓTULA DA FEIRINHA: Lixo jogado em bueiro, provoca alagamento

0
151

Seguidores do Notícias Cajazeiras enviaram imagens que mostram a montanha de lixo jogada em cima do bueiro, impedindo a passagem da água da chuva. “Ai depois que alaga, a culpa é de quem?”, relata a moradora. Não é de hoje que o CajaON noticia o problema do lixo na região da Rótula da Feirinha. Caminhar entre a Estrada do Coqueiro Grande e Rótula da Feirinha, nas primeiras horas do dia é um desafio para moradores da região. O problema é o grande volume de lixo nas calçadas. A cada poste, uma montanha de lixo e pra desviar, pedestres precisam passar pro asfalto, correndo risco.

Nossa equipe passou por lá e constatou que não tem lixeira nem caixa coletora de lixo nessa região. “ Todo santo dia é o mesmo problema. A gente disputa espaço na calçada com o lixo. Além da sujeira, o odor e insetos tomam conta da área”, relata a consultora de vendas, Adriana Conceição, moradora do Parque São José.

A lei que proíbe o descarte de lixo nas ruas de Salvador foi sancionada em 2015. Quase dez anos após o decreto que regulamenta a lei entrar em vigor – e mesmo a prefeitura tendo aplicado algumas multas – parece que não teve o efeito esperado. Conforme o decreto, a multa para quem desrespeita a lei varia de R$106,31 a R$3.189,00 a depender se é pessoa física ou jurídica e a gravidade do caso. A aplicação das multas é feita com base nos números do CPF ou CNPJ do infrator. O não pagamento da multa resulta ainda na inscrição do responsável no Serasa, SPC e no Cadastro
Informativo Municipal (Cadin).