Saiba como foi a 16ª Caminhada da Pedra de XANGÔ

0
272

A celebração começou com muito gingado na Arena Pronaica! A roda de capoeira do grupo Estilo Mandinga, comandada pelo mestre Bob, de 36 anos, abriu os trabalhos e logo envolveu quem estava por perto. Quem nunca tinha jogado capoeira se arriscou nos movimentos e sentiu na pele a força dessa tradição.

Na sequência, o povo de santo de Cajazeiras e de outras partes da Bahia tomou a Avenida Assis Valente num cortejo poderoso de dois quilômetros. Vestidos de branco, fiéis saudaram Exu e seguiram com fé e ancestralidade, celebrando os 16 anos dessa caminhada, um marco de luta pela preservação do espaço sagrado. A cada passo, a energia de resistência e respeito aos ancestrais se fazia presente.

O destino? A imponente Pedra de Xangô, símbolo de força e tradição. Ao chegar lá, uma oferenda foi erguida no alto do monumento de oito metros de altura, enquanto muita gente encostava na pedra para agradecer, pedir bênçãos e renovar as energias.

E a festa não parou por aí! No Parque Pedra de Xangô, o samba de terreiro ecoou forte, trazendo a memória dos antigos quilombos e reafirmando a importância desse espaço para a cultura e a história do povo negro.

O Notícias Cajazeiras acompanhou tudo de perto. Confira as fotos abaixo e sinta um pouco dessa energia!