Começou nesta quarta-feira (18) o São João de Salvador no Parque de Exposições, na avenida Paralela. A festa segue até segunda-feira (23), com entrada gratuita e reforço na segurança para garantir tranquilidade a quem for curtir o arrasta-pé.
O esquema especial inclui o uso de câmeras corporais, reconhecimento facial e contagem de público. Mais de 12 mil agentes de segurança estão atuando em Salvador e em 281 municípios, segundo o Governo da Bahia. A operação envolve policiais militares, civis, bombeiros, polícia técnica, além de drones, helicópteros e policiamento montado.
Somente no entorno e dentro do Parque, quase 400 agentes fazem a cobertura. “O planejamento vai desde a estação do metrô até todas as áreas internas da festa”, explicou o major Albert Nogueira, comandante da 15ª CIPM.
O vice-governador Geraldo Júnior reforçou o investimento: “São 30 milhões aplicados em segurança pública. Temos uma força integrada com a Polícia Federal e PRF para proteger baianos e turistas”.
O Batalhão de Proteção à Mulher (BPPM) também está atuando no Parque com patrulhamento e ações contra violência de gênero.
Além da festa, a solidariedade tem espaço com a campanha Bahia Sem Fome. Um ponto de coleta foi instalado na entrada do evento para arrecadar alimentos não perecíveis. A doação não é obrigatória, mas quem puder contribuir ajuda a combater a insegurança alimentar em Salvador.