A partir de agora, o Axé Music tem um dia só dele. O presidente Lula sancionou, nesta quarta-feira (6), a lei que cria o Dia Nacional da Axé Music, celebrado em 17 de fevereiro.
A data foi proposta pela deputada baiana Lídice da Mata (PSB), como forma de homenagear o domingo de Carnaval de 1985, quando o gênero começou a ganhar força nos trios elétricos de Salvador.
A cerimônia de sanção foi marcada por emoção e contou com presenças ilustres, como a cantora Daniela Mercury, além das ministras Margareth Menezes, Gleisi Hoffmann e Anielle Franco.

Um ritmo nascido na Bahia que conquistou o Brasil
O Axé Music nasceu da mistura de ritmos negros baianos com guitarras elétricas, batuques fortes e muita energia nos trios. Em pouco tempo, o som se espalhou pelos quatro cantos do país.
“É uma forma de divulgar o Brasil, nossas cantoras e cantores, o Carnaval da Bahia e a música baiana”, afirmou Lídice durante o evento.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também celebrou o momento:
“É um sucesso que reflete a nossa alegria, diversidade e o que temos de mais bonito: a cultura popular que muda vidas.”
Em 2025, o Axé completa 40 anos de história. Um movimento que não só colocou a Bahia em evidência, mas também gerou empregos, movimentou a economia e transformou a vida de artistas e trabalhadores da cultura.