Em alusão ao Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) está promovendo uma série de ações do projeto Alerta Salvador em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).
Nesta terça-feira (12), cerca de 30 profissionais participaram de uma palestra na sede da Limp City, no bairro Granjas Rurais Presidente Vargas, integrando o Consórcio Ecosal. O encontro buscou conscientizar colaboradores, especialmente mulheres, sobre formas de identificar e enfrentar situações de violência.
Vozes que inspiram
A agente de limpeza Roberta Conceição Pereira, de 40 anos, relatou que a palestra a fez refletir sobre momentos do passado em que viveu situações de controle disfarçadas de cuidado.
“Muitas mulheres estão sofrendo caladas. É muito bom que a empresa proporcione eventos como esse, para que possamos identificar e reagir”, disse.
Representando as empresas M&M Empresa Urbana e Limp City, Letícia da Cunha destacou que as palestras também servem para conscientizar os homens.
“Eles precisam entender o lado da mulher e aprender a agir com respeito, igualdade e paz”, afirmou.
Orientação e acolhimento
A palestra foi conduzida por Janildes Oliveira de Lima, historiadora e especialista em Políticas Públicas de Gênero, Raça e Direitos Humanos. Ela ressaltou que a iniciativa busca prevenir, identificar e combater qualquer forma de violência.
“Essas mulheres precisam se sentir vistas, protegidas e valorizadas”, completou.
O Alerta Salvador já passou pela sede da Limpurb e pela Torre Empreendimentos. O encerramento das atividades acontece no dia 25 de agosto, na sede da Limpurb, com foco no setor administrativo.