Barragem de Cajazeiras abre comporta após temporais e causa alagamentos

0
51
Foto: Rick Kannário/ São Cristóvão City News
Abertura emergencial da Ipitanga 1 atingiu áreas como Parque São Cristóvão e Cassange.
Reportagem autoral do Notícias Cajazeiras

A Barragem Ipitanga 1, localizada na Boca da Mata, abriu uma das três comportas na tarde desta sexta-feira (21) depois do forte volume de chuva que elevou rapidamente o nível do reservatório. A medida foi tomada para evitar danos à estrutura. Com a abertura, comunidades ao longo do curso da água foram inundadas, especialmente no Parque São Cristóvão e Cassange, onde ruas ficaram tomadas pela água, gerando transtornos e preocupação entre moradores.

Segundo a Defesa Civil (Codesal), mais de 110 mm de chuva caíram em Salvador em pouco mais de duas horas, volume que já ultrapassa todo o esperado para o mês de novembro, de 108,2 mm.

Construída em 1935, muito antes da criação do bairro de Cajazeiras, a Ipitanga 1 é peça fundamental no sistema hídrico da capital. Ela distribui cerca de 40% da água de Salvador e abastece estações como a do Parque Boladeira. A área também preserva um importante trecho de biodiversidade, com espécies e matas que dependem do ambiente protegido. A Embasa continua monitorando o nível do reservatório e orienta moradores das áreas atingidas a redobrarem a atenção durante o período de chuvas fortes.

Foto: Reprodução/ São Cristóvão News