Bienal do Lixo chega a Salvador e transforma resíduos em arte

0
69

Pela primeira vez em Salvador, a Bienal do Lixo foi aberta nesta quinta-feira (4), no Farol da Barra. O evento ocupa um dos cartões-postais mais famosos da cidade com obras de oito artistas que transformam diferentes tipos de resíduos em peças de arte.

A programação vai até domingo (7) e inclui exposições, oficinas, desfiles de moda com roupas recicladas, mostras de cinema, painéis de diálogo e atividades educativas. Tudo de forma gratuita e aberto ao público.

Segundo os organizadores, a expectativa é atrair mais de 20 mil visitantes. A Bienal conta com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias de Cultura e Turismo (Secult) e de Sustentabilidade (Secis).

Arte, educação e consciência ambiental

Para a vice-prefeita e secretária da Secult, Ana Paula Matos, a iniciativa mostra como a arte pode transformar a forma de pensar da sociedade. “A gente não está falando de lixo como algo sem valor, mas de resíduos que podem ser reprocessados, gerando riqueza econômica e social”, afirmou.

O secretário da Secis, Ivan Euler, lembrou que Salvador é a primeira capital do Nordeste a receber o evento. “É preciso discutir a questão dos resíduos. Em um evento como esse, a gente trabalha com consciência ambiental, educação e mostra que é possível transformar lixo em arte”, disse.

Idealizador da Bienal, o baiano Mário Frias destacou o papel do evento na mobilização da sociedade. “Será que existe lixo mesmo ou somos nós que fabricamos? A Bienal propõe repensar esse conceito e abrir espaço de diálogo entre artistas, poder público e indústrias”, explicou.

Moda sustentável e oficinas criativas

Entre as ações, o Projeto Refoliar promove oficinas de upcycling — técnica que reutiliza tecidos descartados em novas peças. O grupo também exibe um painel sobre sustentabilidade e apresenta um desfile com roupas criadas a partir de resíduos têxteis.

“A gente crê que o resíduo pode contar novas histórias e gerar dignidade. Começamos coletando abadás no Carnaval de Salvador e hoje capacitamos mulheres em situação vulnerável para transformar tecidos em moda sustentável”, contou a idealizadora do projeto, Vanda Souza.

Moradora da Barra, a empresária Ana Paula Soares aprovou a iniciativa. “É importante ter eventos como esse em Salvador, ainda mais em um cartão-postal. Faz a gente pensar sobre o cuidado com a cidade e mostra que aquilo que seria descartado pode ganhar um novo significado”, disse.

Programação

As exposições, oficinas e desfiles acontecem no Farol da Barra, das 10h às 19h. Já os painéis de diálogo e a mostra de cinema são realizados na Associação Atlética da Bahia, das 9h30 às 16h40.

👉 Os detalhes da programação estão disponíveis no site oficial www.bienaldolixo.com.br e nas redes sociais @bienaldolixo.