Famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que possuam o Número de Identificação Social (NIS) ou o Número do Benefício (NB), têm direito a descontos de até 65% na conta de energia elétrica por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Na Bahia, mais de 1,2 milhão de famílias se enquadram nesse perfil, mas ainda não estão cadastradas para receber o benefício, conforme estimativas da Neoenergia Coelba.
Para realizar a inscrição no programa pode ser feita simples e rápida, com o número do NIS em mãos, pelos canais de atendimento da distribuidora: WhatsApp (71 3370-6350), site oficial www.neoenergia.com, teleatendimento gratuito pelo número 116 ou nas lojas presenciais de atendimento. Não há limite de prazo para solicitar o benefício.
Os municípios com maior número de famílias que ainda não acessam o desconto são Salvador (234.124 clientes), Feira de Santana (34.721), Camaçari (25.449), Vitória da Conquista (21.871) e Juazeiro (19.664). Os dados foram levantados com base em informações do Ministério da Cidadania e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
É importante destacar que o desconto não é exclusivo para o titular da conta de energia. Qualquer morador da residência que esteja inscrito no CadÚnico pode ter acesso ao benefício. Caso o titular da conta não seja o beneficiário — como em situações de aluguel ou moradia cedida — é necessário informar a distribuidora para que o desconto seja aplicado corretamente.
Além disso, participar da Tarifa Social não interfere no recebimento de outros benefícios do governo federal.


