O Hospital Municipal de Salvador (HMS), gerido pela Santa Casa da Bahia, agora consome 100% de energia proveniente de fontes renováveis. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade na saúde pública.
O HMS é pioneiro em Salvador ao integrar a Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, movimento que busca tornar o setor de saúde mais sustentável e com baixo impacto ambiental. Além da energia limpa, o hospital adota práticas como gestão eficiente da água e alimentação saudável certificada pelo programa Green Kitchen.
Para o diretor geral do HMS, Gustavo Mettig, essa mudança simboliza inovação e responsabilidade ambiental. “Ser um hospital público 100% abastecido por energia limpa mostra nosso compromisso com um sistema de saúde mais sustentável e alinhado aos desafios globais”, afirma.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Alves, destaca que a iniciativa está alinhada com os compromissos internacionais para enfrentar a crise climática. “O HMS prova que qualidade no atendimento pode andar junto com cuidado ambiental. Seguiremos investindo nessas ações”, diz.
Além disso, sete Unidades de Saúde da Família em Salvador contam com usinas solares, fruto de parceria com a Neoenergia Coelba, gerando até 80% de economia nos gastos com energia.