
Os dezoito bairros que compõe a Região de Cajazeiras já estão com o sinal 5G em funcionamento. A tecnologia foi implantada pelas operadoras Tim e Vivo. O 5G, quinta geração de internet móvel, promete uma revolução: conexão com velocidade ultrarrápida, avanços de tecnologias como carros que dirigem sozinhos e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo. Até o momento a operadora TIM disponibiliza o sinal 5G na faixa de 3,5 GHz em 93 bairros da capital baiana, somando as 77 localidades onde já fornecia, desde agosto do ano passado. A Vivo passou de 16 para 26 bairros no mesmo período.
Para ter acesso a esse tipo de rede, primeiro é necessário ter um celular compatível com a tecnologia. Em julho de 2022, a Anatel listava cerca de 60 modelos homologados. Há aparelhos partindo de R$ 1,3 mil. Com o tempo, a tendência é que todos incorporem a compatibilidade, assim como aconteceu com o 4G.
A princípio, de acordo com as operadoras de telefonia, não vai ser preciso que os clientes façam uma atualização do seu pacote de dados para acessar o 5G. Bastará que o celular tenha a função. Quem tem um celular da Apple precisa baixar uma atualização de software, que ainda será disponibilizada. Neste momento, também não está sendo solicitada a troca de chip.