Dois novos ônibus 100% elétricos começam a circular em Salvador a partir da próxima segunda-feira (26). Eles vão operar de forma experimental nas linhas convencionais 0137 – Lapa x Barra Avenida, 1347 – Estação Pirajá x Pituba e na linha B1 – Rodoviária x Pituba, do sistema BRT Salvador.
A novidade faz parte dos testes da Prefeitura para avaliar o desempenho desses veículos no dia a dia do transporte público. A expectativa é entender melhor o consumo, a performance e os custos dos coletivos elétricos, com foco em expandir a frota sustentável nos próximos anos.
Os dados vão ajudar nos estudos para um financiamento junto ao Banco Mundial. O objetivo é a compra de cerca de 100 novos ônibus elétricos, que podem futuramente atender bairros como Cajazeiras, uma das regiões com maior circulação de passageiros na cidade.
Hoje, Salvador já conta com oito veículos elétricos em operação. Os dois novos modelos foram cedidos, por 30 dias, pelas montadoras Ankai e Tevx Higer, como parte do projeto-piloto de mobilidade limpa.
Os modelos trazem conforto e tecnologia. O ônibus articulado da Tevx Higer tem 18,7 metros, ar-condicionado, acessibilidade total, portas USB e espaço para até 130 passageiros. Já o da Ankai é menor, com 12 metros, mas também oferece os mesmos recursos, com capacidade para 83 pessoas.
Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), os ônibus estarão identificados com uma plotagem especial e farão parte da operação normal durante o período de testes.
Com essa medida, Cajazeiras e outros bairros devem ser beneficiados futuramente com uma frota mais moderna, econômica e menos poluente.


