Uma parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Associação Brasileira de Energia Solar (ABS) está oferecendo 80 vagas gratuitas para formação de profissionais no setor de energia solar ainda neste segundo semestre.
O curso, voltado para quem deseja trabalhar como instalador de sistemas fotovoltaicos, terá quatro turmas com 20 alunos cada.
As aulas são teóricas e práticas, com foco em preparar mão de obra qualificada para um dos setores que mais crescem na economia verde.
A iniciativa faz parte do programa Treinar Para Empregar, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), com apoio da Secretaria de Sustentabilidade (Secis).
A primeira turma do ano já está em andamento no SIMM (Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra), no bairro do Comércio.
As próximas turmas ainda serão anunciadas. Para acompanhar as inscrições, basta seguir o perfil oficial da Semdec no Instagram: @semdecsimm.
Curso com alta taxa de empregabilidade desde o início do projeto, em 2022, mais de 300 pessoas já foram certificadas, e a maioria conseguiu inserção no mercado ou abriu seu próprio negócio.
“É uma área que absorve mais de 80% dos formados. E muitos acabam empreendendo com o que aprendem”, explica Ivan Euler, secretário da Secis.
Mulheres também estão ocupando esse espaço
A procura pelo curso ainda é majoritariamente masculina, como reflete o cenário nacional. Mas esse perfil já começa a mudar.
“A gente já observa mulheres se certificando, o que mostra um avanço na inclusão feminina no setor de energia renovável”, destaca Cristiane Thomaz, gerente de Trabalho e Qualificação do SIMM.
O curso oferece os fundamentos técnicos e a prática necessária para quem quer iniciar uma carreira na área. Também abre portas para especializações futuras.
Segundo Cristiane, a qualificação em energia solar é uma grande oportunidade de inserção no mercado, alinhada às demandas da sustentabilidade, geração de renda e autonomia profissional