Denúncias de violência contra mulheres somam mais de 86 mil na Bahia

0
97

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 registrou 86.025 denúncias de violência contra mulheres na Bahia de janeiro até 31 de julho de 2025. Esse tipo de atendimento ocupa o terceiro lugar entre os 594.118 atendimentos realizados por cerca de 300 atendentes da central no estado durante esse período.

O serviço, coordenado pelo Ministério das Mulheres, é gratuito e registra não apenas denúncias, mas também pedidos de informação, que lideram os atendimentos. Ao receber as ligações, a central encaminha as denúncias para os órgãos competentes nos municípios, no Distrito Federal e nos estados, além de orientar as mulheres sobre seus direitos, leis e serviços especializados.

Nesta quinta-feira (7), o Ministério das Mulheres lançou o Painel de Dados do Ligue 180, um sistema de acesso público com informações detalhadas sobre os tipos de violência, o perfil das vítimas e agressores e o contexto das denúncias. O objetivo é ampliar a transparência e fortalecer as ações de proteção às mulheres.

Se você está passando por alguma situação de violência ou conhece alguém que precisa de ajuda, ligue 180 e busque apoio. A denúncia é um passo fundamental para garantir segurança e direitos.