A Sala Lilás, espaço dedicado a acolher e orientar mulheres vítimas de violência, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (11) no Shopping Bela Vista, em Salvador.
Antes realizada de forma temporária, a ação agora se torna permanente graças a uma parceria entre o shopping, a Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA).
Acolhimento e apoio
Localizada no piso L1, ao lado da loja de departamento Marisa, a Sala Lilás funciona no horário do shopping:
• Segunda a sábado: 9h às 22h
• Domingos e feriados: 13h às 21h
O atendimento será feito por profissionais de assistência social e psicologia, com apoio da Uniceusa, oferecendo orientação e encaminhamento para serviços especializados.
Importância do espaço
A secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, destacou que a violência contra a mulher não é um problema restrito a agosto, mês da campanha de combate:
“Quanto mais espaços onde essas mulheres puderem chegar, ser acolhidas e direcionadas, mais vidas serão salvas.”
Segundo a Polícia Civil, Salvador registrou queda de 55% nos casos de feminicídio. Desde sua inauguração, a Casa da Mulher Brasileira já atendeu 24 mil mulheres.
Compromisso coletivo
A promotora Sara Gama, do MP-BA, reforça que o combate à violência contra a mulher deve envolver toda a sociedade:
“Quando um shopping inaugura uma sala permanente de acolhimento, mostra que a responsabilidade social deve permear todas as entidades.”
A gerente de marketing do Bela Vista, Juliana Brandão, afirmou que toda a equipe será treinada para ajudar e que o próximo passo será instalar totens e sinalizações para facilitar o acesso ao espaço.