quarta-feira, agosto 6, 2025
- Advertisement -spot_img

Mais de 280 cidades terão apoio do Governo no São João 2025 da Bahia

O Governo do Estado lançou oficialmente o São João da Bahia 2025 neste sábado (31), no município de Tanhaçu. A festa começa com força total no interior, com ações que vão garantir segurança, saúde e cultura para mais de 280 cidades baianas. A abertura teve apresentação de quadrilhas e show do forrozeiro Adelmário Coelho, em praça pública.

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou reforço policial, plantões de saúde e direitos humanos, atrações culturais e ações de apoio ao turismo, geração de renda e combate ao racismo e à violência contra mulheres e crianças.

“A cada ano valorizamos ainda mais os pequenos municípios. Estamos promovendo uma festa democrática, segura e com artistas locais e de nome nacional. Aqui em Tanhaçu, por exemplo, além da festa, temos cachoeiras e belezas naturais que merecem destaque”, disse Jerônimo.

Segurança reforçada e tecnologia nas ruas

Mais de 12 mil policiais e bombeiros estarão atuando na Operação São João 2025. A SSP vai instalar o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) em parceria com 20 órgãos. A festa contará com câmeras de reconhecimento facial, plataformas de observação e postos de atendimento a grupos vulneráveis.

O Corpo de Bombeiros fará atendimento pré-hospitalar, salvamentos e prevenção contra incêndios nas áreas dos eventos.

Atrações, turismo e geração de renda

A Secretaria de Cultura vai investir em programação artística com bandas conhecidas e artistas regionais. Segundo o secretário Bruno Monteiro, o foco é “celebrar a tradição e impulsionar o desenvolvimento”.

Já a Setur-BA estima que mais de 2 milhões de turistas participem do São João em 2025. O impacto econômico deve passar dos R$ 3 bilhões. A pasta realizou ações de capacitação com agentes turísticos e vai manter receptivo especial para os visitantes.

Testagem rápida e apoio aos catadores

A Secretaria da Saúde (Sesab) vai montar 13 estandes de testagem rápida em 12 municípios estratégicos entre 19 e 24 de junho.

E mais de 3,5 mil catadores e catadoras de resíduos sólidos vão atuar com segurança e dignidade em 14 cidades, incluindo Salvador, através da Setre, que vai garantir fardamento, EPIs e pagamento justo pelos materiais coletados.

Festa nas bibliotecas e respeito à diversidade

A Fundação Pedro Calmon levará a festa junina às bibliotecas estaduais, com contação de histórias, rodas de conversa e louvor a Santo Antônio.

A Sepromi lançará a campanha “Festa sem racismo e intolerância”, com ações em sete cidades, além de atendimento móvel para acolher vítimas de discriminação.

Proteção social e combate à violência

Durante o São João, a Seades e a SJDH atuarão em Amargosa e Santo Antônio de Jesus, com foco na proteção de crianças e adolescentes, enfrentamento ao trabalho infantil e plantão de direitos humanos.

Já a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) promoverá a campanha “Oxe, Me Respeite!” em 30 cidades, com ações de acolhimento e prevenção à violência. Haverá ainda feiras para incentivar a inclusão produtiva de mulheres.

Estradas, ferry e transmissão ao vivo

Para garantir viagens tranquilas, a Seinfra e a Agerba vão reforçar a operação nas estradas, terminais rodoviários e no sistema ferry-boat, com monitoramento de filas pelo site filômetro.

Mais de 2 mil km de rodovias passarão por manutenção. Entre os trechos:

  • BA-046 (Santo Antônio de Jesus – Nazaré)
  • BA-131 (Senhor do Bonfim – Jacobina)
  • BA-142 (Mucugê – Tanhaçu)
  • BA-502 (Feira de Santana – BR-101)

A TVE e a Educadora FM vão transmitir ao vivo mais de 100 shows, de 13 de junho a 2 de julho, em Salvador e Amargosa. A programação também poderá ser vista pelo YouTube da TVE e na TV Brasil.

FIQUE CONECTADO

1,362FansLike
23,756FollowersFollow
26FollowersFollow
78SubscribersSubscribe
MATÉRIAS RELACIONADAS

You cannot copy content of this page