A Praça da Revolução, em Periperi, vai ferver de tradição e emoção neste fim de semana.
Sexta (13), sábado (14) e domingo (15) marcam os dias mais esperados da 16ª edição do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia, que movimenta o Subúrbio Ferroviário de Salvador e atrai milhares de pessoas para curtir os espetáculos gratuitos.
A programação traz os grupos das categorias Semi-Especial e Especial, com coreografias que misturam teatro e dança, figurinos impressionantes e histórias que emocionam. Uma verdadeira celebração da cultura nordestina.
Na sexta-feira (13), o palco recebe o Grupo Semi-Especial. A abertura fica por conta das quadrilhas mirins Germe da Era e Forró do Luar. Em seguida, se apresentam: Nossa Raiz, Matutos do Rio Fundo, Capelinha do Forró, Balancê, Girassol/Esfarrapado e Balão Junino.
No sábado (14), é a vez do Grupo Especial mostrar todo seu brilho. A noite começa com a quadrilha Arrasta Brasil e segue com: Fogueira Santa, Império do Forró – UJNN, Ki Balanço – Uniquijob, Forró do ABC, Imperatriz do Forró, Pisada do Sertão, Beija-Flor e Luar do Recôncavo.
Já no domingo (15), a grande final reúne as quadrilhas melhor avaliadas de cada categoria. A expectativa é de arquibancadas cheias e apresentações inesquecíveis.

O campeonato é realizado pela Federação Baiana das Quadrilhas Juninas (Febaq), com patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Sufotur. Ao todo, quase 60 grupos da capital e do interior participam do evento, que deve reunir mais de 12 mil pessoas até domingo.
Mais do que competição, o evento é sinônimo de geração de renda e fortalecimento da cultura nos bairros periféricos. Ambulantes, costureiras, aderecistas e comerciantes locais aproveitam o movimento para aumentar o faturamento. A segurança também está garantida com a presença da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.
A entrada é gratuita e as apresentações começam às 18h, todos os dias.