A Bahia voltou a aparecer com destaque negativo no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, divulgado nesta quinta-feira (24). Segundo o levantamento, cinco cidades baianas estão entre as 10 mais violentas do país, considerando a taxa de mortes a cada 100 mil habitantes.
Mesmo com uma queda de 8,4% no número total de mortes violentas no estado, os dados mostram que a Bahia lidera o ranking nacional em números absolutos de homicídios. Em relação à proporcionalidade, fica atrás apenas do Amapá.
Confira as 5 cidades baianas que aparecem entre as 10 mais violentas do Brasil em 2024:
1. Jequié – 2ª posição nacional
2. Juazeiro – 3ª posição
3. Camaçari – 4ª posição
4. Simões Filho – 7ª posição
5. Feira de Santana – 10ª posição
A violência está ligada, principalmente, a disputas entre facções pelo controle do tráfico de drogas, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Apesar da presença no ranking, cidades como Jequié, Camaçari, Simões Filho e Feira de Santana apresentaram redução nas taxas de violência em relação ao ano anterior.
Por outro lado, Juazeiro registrou aumento na taxa de homicídios, subindo no ranking em comparação com 2023.
Outro dado alarmante é que a Bahia também aparece com destaque em mortes por intervenção policial, com 6 cidades no ranking nacional, incluindo Santo Antônio de Jesus, Eunápolis, Jequié, Porto Seguro, Lauro de Freitas e Simões Filho. Santo Antônio de Jesus lidera essa lista com uma taxa de 30,2%.
A SSP-BA informou que vem adotando medidas de controle, como o afastamento e acompanhamento psicológico de policiais envolvidos em ocorrências com mortes, além de reforçar investigações através das corregedorias.
Mesmo com a redução de mortes violentas no geral, os dados reforçam que a Bahia enfrenta uma crise grave na segurança pública. E embora Cajazeiras não apareça diretamente no ranking, os reflexos da violência na capital e RMS continuam sendo sentidos no cotidiano dos moradores da região.