Curso gratuito une moda e maquiagem e fortalece jovens da periferia em Salvador

0
23

Ação do Instituto Periferia do Futuro recebe o maquiador Marcos Costa e integra o Novembro Negro

O Café-Teatro Nilda Spencer, no Quarteirão das Artes, virou sala de aula nesta quinta-feira (13). O espaço, administrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), recebeu um curso gratuito de maquiagem ministrado pelo renomado maquiador Marcos Costa, em parceria com o Instituto Periferia do Futuro.

Voltada para jovens modelos do projeto, a formação trouxe técnicas acessíveis, conversa sobre estética negra e orientações que vão desde proteção solar até produtos adequados para cada tipo de pele.

O CEO do instituto, Carlos Cruz, celebrou a presença do maquiador e destacou o impacto da ação no mercado da moda.
“Trazer Marcos para perto dos nossos jovens é democratizar conhecimento. Ele tem carreira internacional e ainda assim faz questão de compartilhar experiência com quem está começando”, disse.

Marcos Costa, conhecido pelo trabalho em passarelas, campanhas e editoriais, reforçou a importância da diversidade na maquiagem.
“No meu primeiro livro, em 2006, coloquei o mapa do rosto em uma pele preta — algo que não existia. Sempre trabalhei com pessoas negras, indígenas, afroindígenas, orientais e brancas. É sobre representatividade”, afirmou.

O presidente da FGM, Fernando Guerreiro, participou da atividade e destacou que o apoio ao projeto também movimenta a cultura na Barroquinha.
“A cultura é ferramenta de transformação social. Fortalecer o Periferia do Futuro reafirma nosso compromisso com inclusão e formação”, disse.

A parceria segue nesta sexta (14) na cidade de Alagoinhas, que recebe uma nova sede do instituto no dia 28 de novembro.

O Periferia do Futuro promove formação artístico-cultural de jovens negros e conta com apoio institucional da Prefeitura de Salvador. Os ensaios acontecem no Nilda Spencer e na Sala Multiuso Nelson Maleiro, sempre às terças.